Tráfego aéreo na Europa continua a diminuir 7,6% em relação a 2019
Na Europa, o tráfego aéreo ainda não recuperou totalmente, em Junho. De acordo com os últimos dados do Eurocontrol, o tráfego (o número de voos nos céus europeus) permanece inferior em quase 7,6%, apesar de uma melhoria em relação ao mesmo mês de 2022.
O tráfego aéreo está a melhorar, a recuperação é inegável, e 2019 poderá deixar de ser o ano de referência dentro de alguns trimestres.
Embora o recorde mundial do número de voos comerciais tenha sido batido a 6 de Julho de 2023, a Europa viveu, em Junho, um mês ligeiramente mais calmo no que respeita ao tráfego aéreo.
De acordo com os últimos dados da Eurocontrol, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, o regresso à normalidade ainda não foi alcançado
De acordo com um comunicado de imprensa, os níveis de tráfego em zonas da Europa durante o mês de Junho de 2023 foram iguais ou superiores aos de Junho de 2019. Especificamente, algumas zonas do sudeste da Europa registaram níveis de tráfego semelhantes aos de 2019. Em Junho deste ano, foram registados 960 298 movimentos, uma diminuição de 7,6% em relação a Junho de 2019. No entanto, registou-se um aumento de quase 7% em comparação com o mesmo mês de 2022.
Com base nos dados diários mais recentes, o mês de Julho registou novamente um declínio do tráfego aéreo. Especificamente, nos primeiros 12 dias diminuíram aproximadamente 7%.
No entanto, os passageiros da região podem desfrutar de algumas boas notícias, uma vez que os atrasos causados pelos regulamentos de tráfego aéreo diminuíram 8%. Isto resulta num tempo de espera mais curto de 3,7 minutos por voo.
Fonte Eurocontrol, Press Release 12 Jul 2023
17 Julho 2023